Menu

Vamos falar sobre sessão de fotos?

Olá pessoal. Sumi de novo, mais ou menos, quase um mês, mas não definitivamente. Decorrência de eu ser uma pessoa que só sabe postar coisas quando tem algo a dizer (ou junta material suficiente pra fazer uma coisa bacana). BEM, deixando os problemas técnicos (uma palavra que aqui significa bloqueio de escrita dessas ultimas semanas), vim hoje falar com vocês sobre photoshoots, ou se preferir no bom e velho português, sessão de fotos

Eu como Ryuuko do anime Kill La Kill
Cosplay é uma coisa muito divertida de se fazer. Se vestir de algum personagem que você goste e sair pelos eventos e convenções é uma coisa deliciosa e que eu recomendo todo mundo que tem vontade fazer pelo menos uma vez na vida. Mas quando você começa levar esse hobby mais a sério, você pode se deparar com milhares de possibilidades. Você pode se aprofundar em apresentações, em ser cosmaker ou ser um especialista em produzir fotos (ou até mesmo as três coisas ao mesmo tempo!). 


Eu particularmente prefiro a terceira opção. Eu amo tirar fotos. Desde a montagem do cenário, até o momento de tirar as fotos em si e depois poder editá-las, eu acho maravilhoso! Mas muita gente tem duvida de como fazer isso. Preciso pagar um fotografo? Tirar fotos em locais privados ou públicos? Bem, vamos falar um pouco sobre isso nesse post.


Desde o inicio da minha vida cosplayistica eu sempre gostei de fazer fotos. Claramente eu aprendi MUITO em todos esses anos e existem muitas coisas válidas que eu acho que todo mundo deveria saber sobre sessões de fotos!
Primeira sessão de fotos da minha vida de Orihime, em 2008 ♡
1°. Eu preciso pagar um fotógrafo profissional pra ter fotos legais? Não! Eu mesma nunca fiz uma sessão de fotos com um fotógrafo profissional e etc. E não é por falta de vontade. Ao contrário. Eu tenho vontade sim. E muita. Existem vários fotógrafos por esse Brasil com trabalhos maravilhosos que eu penso "um dia eu quero fotografar com esse cara!", mas a grana nem sempre colabora. Infelizmente não é todo mundo que pode se dar ao luxo de fazer um cosplay e ainda pagar para que um profissional tire suas fotos. A realidade é nua, triste e crua. Por isso vou dar algumas dicas pra vocês que se encontram na mesma realidade que a minha para fazerem fotos legais! 

2°. Qual é o melhor local para tirar minhas fotos? Bem, isso depende muito de qual personagem você vai tirar fotos. O melhor é você procurar um local condizente com o seu personagem. Seria esquisito você fazer uma sessão de fotos de um personagem medieval em um local cheio de prédios e vidros espalhados, certo? Não que fique feio (japoneses fazem muito isso), mas é bom ter "o ar do anime". Claro, no Brasil é meio complicado achar uns castelos medievais, mas animes medievais, por exemplo, tem muita floresta, então tenho certeza que deve ter um local próximo arborizado onde poça fazer fotos maravilhosas! E se não for possível se aproximar aquele "o ar do anime", você pode optar também por fundos neutros. Paredes brancas, pretas ou cinzas e etc. Fica muito bonito! 
Dica importante: TEM QUE SER BEM ILUMINADO. É sério gente. Não tem como fazer fotos bonitas em lugares escuros. Nada de fazer fotos em casa a noite com a lampada do seu quarto acesa. 99% de chances de dar errado! 


3°. Fotos internas ou externas? Eu gosto muito de ambos. Mas é fato que fotos externas são bem mais complicadas por N motivos. Você vai estar fantasiado em um local público. Então vá preparado porque você com certeza vai ouvir MUITOS piadistas perguntarem sobre a sua roupa. É uma coisa que você vai ter que saber lidar. 
Eu como Sailor Venus e Grasie como Sailor Mars
Essas fotos de Sailor Venus foram feitas em um parque estadual aqui do ES e eu vou dizer pra vocês, foi uma das sessões de fotos mais sofridas da minha vida (e da Grasie também). Além de ter escutado MUITA gracinha naquele dia, estava ventando MUITO. A saia subia, a peruca bagunçava. Bem, existe o fator externo "natureza" que também pode não colaborava com a gente. Apesar disso, a luz natural é sempre a melhor para tirar fotos (na minha opinião). Por isso houveram algumas fotos muito bonitas que deram pra salvar e não fazer desse dia um total desperdício de tempo. 
Sessão de fotos no Jardim Botânico do Rio (Fotos por Diogo Oliveira).
Mas nem todas as sessões externas são traumas. Elas na verdade podem ser muito legais. Já fui abordada por uma mãe que queria tirar foto da filhinha dela comigo vestida de Madoka porque ela achava que eu "parecia uma boneca". Teve essa sessão de fotos no Jardim Botânico do Rio. Estávamos eu e a Vicky tirando fotos de England e Prussia, quando fomos abordadas por um grupo enorme de estudantes. Ele estavam super interessados em saber o que era aquilo. Que a roupa que vestíamos era maravilhosa. Pra que servia e um até disse "já ouvi falar desse negócio de cosplay". Ficaram bastante interessados em ver mais do nosso trabalho e pediram alguma rede social pra poder acompanhar. Foi gratificante ter pessoas desconhecidas achando aquilo tudo lindo! 
Eu como Ciel de Kuroshitsuji
Sem falar que, quando o local externo que você escolhe combina com o seu personagem, você não vai precisar de muito para fazer fotos incríveis. É só estar lá e posar pra ter resultados maravilhosos. Você também pode optar por locais mais tranquilos. Ao invés de parques, você pode ir à museus (como é o caso dessa foto do Ciel). É claro que vão ter pessoas transitando, mas dificilmente você será abordado de um jeito ruim em locais assim. 

4°. Mas e se eu quiser fazer fotos internas? Sem problemas, pequeno gafanhoto. A maioria das minhas sessões são internas. É mais fácil porque você pode se arrumar e fazer as fotos em casa mesmo. Sem muito vento, com um ventilador na sua cara e o máximo que pode acontecer é algum parente te olhando esquisito e com uma provável vontade de rir. Mas como ter elementos legais pras fotos internas? 
Eu como Orihime / Kagura
Você pode optar primeiramente por uma foto mais "clean", utilizando unicamente a parede e o chão da sua casa. Nesse tipo de foto, você vai destacar o seu cosplay. Por isso seja bastante criativo nas poses! 
Cenário para fotos de Cindry & Perona // Kotori
Ou você pode montar um cenário! Eu particularmente me divirto MUITO pensando e montando os cenários para as minhas fotos. Apesar de toda a bagunça, é prazeroso ver ele montadinho. Você talvez não tenha "tantas bugingas" pra montar algo pra suas fotos, mas você pode sempre pegar algum objeto de casa, a toalha de mesa da sua mãe, comprar alguma coisinha em um atacado de dez reais que pode fazer TODA a diferença na sua foto. Seja criativo! Eu tenho certeza que quebrando um pouquinho a cabeça você vai conseguir fazer um cenário maravilhoso e o mais importante: Fotos lindas! 
Fotos de Cindry & Perona / Kotori nos seus respectivos cenários
Às vezes o seu cenário pode nem ser tão complexo, mas tendo alguns elementos chaves e com uma ediçãozinha marota, a foto pode se tornar algo maravilhoso! Duvida? Então veja bem. 
Cenário que fiz pra tirar fotos de Junko nesse ultimo fim de semana.
O cenário acima é bem simples. Peguei algumas cortinas e sujei com tinta (que inclusive acabou manchando a cortina da minha mãe e eu espero que ela não esteja lendo isso, mas se tiver, te amo mãe). Pisca pisca. Alguns computadores. Lençol vermelho e o Monokuma. Até eu estava duvidando que as fotos ficariam legais, parecia muito simples! Mas eu me surpreendi uns bucados!
Antes / Depois
Percebam como acrescentar alguns elementos chaves podem mudar totalmente a cara da sua foto. Claro, quando eu montei o cenário já estava pensando em acrescentar os Monokumas nas outras telas, colocar um pouco mais de sangue e o resto foi fluindo conforme eu editava. Por isso é bom já ter uma ideia pré-estabelecida do que você pretende fazer. Afinal, criar cenários inteiros no photoshop não é fácil e não é qualquer pessoa que faça bem.
Resultado final da foto editada. Bastante surpreendente, não acham?
No mais, é isso pessoal. Claro, existem umas outras coisinhas que eu não falei sobre a câmera, mas é bom ter uma semi ou profissional. Dificilmente suas fotos ficaram boas se forem tiradas no celular. E claro que essas fotos não se tiram sozinhas. Eu geralmente me junto com outras amigas cosplayers (agradecimentos especiais Grasie e Renza) pra fazermos sessões de fotos e uma tira fotos da outra. Quando não é possível, eu também intimo parentes (que na verdade é uma única e específica pessoa, minha prima, Jóyci, obrigada querida por toda paciência de tirar fotos minhas, elas sempre ficam maravilhosas!). E assim que eu produzo minhas fotos. Espero que tenha dado uma luz pra vocês que não tinham a menor ideia por onde começar! Quaisquer dúvida ou observações, deixa aí nos comentários! ପ(⑅ˊᵕˋ⑅)ଓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário